Vote no Plebiscito Popular pela Reforma Política

em

Para quem ainda não está ligado, começou ontem o ato de um movimento popular muito importante, o Plebiscito Popular para a Reforma Política, que segue até 7 de setembro, o não menos importante Dia da Independência.

Cada urna de votação contém esta pergunta: “Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?“. Muita gente achou demasiadamente rebuscada a pergunta, mas podemos traduzir assim:

  • CONSTITUINTE é uma assembleia na qual as discussões e decisões resultam em uma nova constituição. A última foi em 1988;
  • EXCLUSIVA porque a proposta é que os membros sejam eleitos exclusivamente para isso e que após a conclusão dos trabalhos, voltem a serem membros da comunidade geral;
  • SOBERANA porque o que for decidido nela não necessitará aprovação de Congresso, Senado ou da Presidência.

Trocando em miúdos, é uma forma clara de mostrar a sua insatisfação com o modelo do Sistema Político do Brasil, representado aqui por uma nova constituição para solucionar diretamente este problema. Apesar de não ser um plebiscito proposto pelo Governo, ele pode acabar tendo efeito decisivo para uma mudança na política.

Na Unesc há 20 urnas espalhadas pelo campus, organizada pelo DCE e Reitoria, conforme o mapa aqui. Mas como estamos na web, você também pode votar SIM pelo site www.plebiscitoconstituinte.org.br. Aqui você também vai encontrar informações e outros materiais sobre o plebiscito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *