Wikipédia como ferramenta de ensino

em

Dentre as atividades do último Fórum Internacional de Software Livre, o FISL14, uma das quais me chamou mais a atenção com certeza foi a palestra da Oona Castro, diretora da Wikimedia no Brasil. Oona falou sobre as múltiplas formas de colaboração na enciclopédia (confira mais aqui), e destacou um ponto especial: o Programa Wikipédia no Ensino.

Em suma, o projeto pretende trazer a enciclopédia como ferramenta de ensino para as salas de aulas, sendo que a contribuição dos alunos aos verbetes da Wikipédia seja o foco da avaliação dos professores. O programa é conduzido em vários países, podem ser conferido em mais detalhes nesta página.

O fato que me motivou a falar do Programa é justamente a minha experiência na graduação. Acredito que este modo de ensino possa ser realmente valoroso, já que ao invés de engavetar conteúdo, e em vários momentos conteúdo de qualidade, ele dissemina conhecimento e o melhor, ao alcance de todos.

Se você é professor, acadêmico, coordenador de ensino, pense, divulgue, compre essa ideia. Você pode conferir o que outros professores estão fazendo no Brasil no verbete do projeto na Wikipédia. Tenho certeza que todos irão gostar, eu aprovaria!

P.S.: Vale destacar a simpatia e atenciosidade da Oona, que conversou conosco, acadêmicos de Ciência da Computação da UNESC, e os membros do Grupo Valsugana após a palestra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *